LIXO BRUTO na VIRADA SUSTENTAVEL 2019

R0010525

 

A Virada Sustentável São Paulo 2019 apresenta em parceria com a Junglebee uma mostra de curta-metragens em Realidade Virtual.As sessões acontecem de hora em hora, a partir das 11h até as 19h dos dias 22, 23 e 24 de agosto no Unibes Cultural.

  • Rio de Lama
    Documentário de curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, MG. O filme mostra o que restou da vila de Bento Rodrigues e contrapõe a paisagem arrasada com as alegres memórias de seus moradores. Foi o primeiro filme em VR a ter uma exibição pública no Brasil: no Museu da Imagem e do som, SP, em abril de 2016.
    Diretor Tadeu Jungle | Produtores Marcos Nisti, Rawlinson Peter Terrabuio, Tadeu Jungle | Realização Academia De Filmes, Beenoculus, Maria Farinha Filmes
  • Fogo na Floresta
    Documentário de curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre o povo Waurá, uma etnia indígena de 560 pessoas que vive no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. O filme passeia pelo cotidiano da aldeia Piyulaga e revela que os índios mantêm sua cultura tradicional ao mesmo tempo em que incorporam hábitos e tecnologias dos “brancos”. O curta é um alerta para o fogo que, devido ao desmatamento no entorno do parque e o agravamento das mudanças climáticas, saiu do controle e ameaça as florestas e a vida no Xingu.
    Diretor Tadeu Jungle | Produtores André Villas Boas, Bruno Weis, Paulo Junqueira e Tadeu Jungle | Som Juke! | Aplicativo Beenoculus Produção Academia De Filmes | Realização Instituto Socioambiental (Isa), 2017, Brasil.
  • Ocupação Mauá
    Documentário de curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre a Ocupação Mauá em São Paulo. O filme nos leva a conhecer as pessoas e a visitar o local onde vivem, dentro de uma ocupação com 11 anos de existência. Pequenos espaços onde cabem uma casa toda, o manual de regras de convivência, as festas e o mutirão de limpeza, nos revelam o eficiente processo de autogestão que vigora na comunidade. O filme revela que o processo de ocupar em si, efetuado pelos movimentos dos sem-teto, se aproxima do método de desobediência civil empregado por Gandhi e Martin Luther King, Jr. Do mesmo diretor dos VRs Rio de Lama e Fogo na Floresta.
    Direção e Roteiro Tadeu Jungle | Produção Junglebee | Produtores Marcos Nisti, Rawlinson Terrabujo, Tadeu Jungle | Produtor Executivo Fernando Chiari | Produtor de Set Thais Gregorio
  • Lixo Bruto
    Sabe para onde vai o lixo que geramos? Ele não desaparece e não se desfaz naturalmente. Ele é nosso. Ele é seu. Não há dentro ou fora. Ele é de todos e está por todos os lados. Ele é 360o. Estima-se que são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia no Brasil. Em um ano, 263 bilhões. Isso corresponde a 1500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente. A proposta do documentário LIXO BRUTO em formato imersivo RV 360o é inserir o espectador como protagonista e responsável pelo processo de geração de resíduos e seu impacto sócio, econômico e ambiental. A proposta é conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a brutalidade deste futuro. O problema é de todos. A solução está em nós.
    Direção, Edição e Captação Jose Renato Bergo | Pesquisa Daniela Fazio e Clarisse Berretz | Produção Figura Filmes | Trilha Duberia

veja o video aqui: https://vimeo.com/349141139 

Neste finde Semana inicio mais um ciclo na documentação do Festival de Inverno Serrinha em Bragança ...
O Filme "Mobilidade Acessível,Inclusive" em video 360 VR de Jose Renato Bergo  mostra a dificuldade de ...
O Bicicultura, maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, acontece entre ...
  A 1a Mostra de Videos Bicicultura2016, ocorrida em maio deste ano dentro da programação ...
  A Figura Web Filmes, com direção e Edição de Jose Renato Bergo, produziu um serie de ...
Por quê fazer um Piloto. Pulando do foco político-econômico para o foco criativo-produtivo, minha ...
O evento #SemanaLixoZero acontece em Outubro/19 em diversas cidades brasileiras e traz inúmeras ...
Nossa Presidente ( porque "Presidenta" é sic) assinou a PLC 116. Bom, para entender o que abre de ...
Curso de Realidade Virtual - Técnicas de Captação e Edição, com José Renato Bergo e Roberto ...
A primeira parte da frase acima é um parágrafo do livro cânone “Os Meios de Comunicação como ...