LIXO BRUTO na VIRADA SUSTENTAVEL 2019

R0010525

 

A Virada Sustentável São Paulo 2019 apresenta em parceria com a Junglebee uma mostra de curta-metragens em Realidade Virtual.As sessões acontecem de hora em hora, a partir das 11h até as 19h dos dias 22, 23 e 24 de agosto no Unibes Cultural.

  • Rio de Lama
    Documentário de curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, MG. O filme mostra o que restou da vila de Bento Rodrigues e contrapõe a paisagem arrasada com as alegres memórias de seus moradores. Foi o primeiro filme em VR a ter uma exibição pública no Brasil: no Museu da Imagem e do som, SP, em abril de 2016.
    Diretor Tadeu Jungle | Produtores Marcos Nisti, Rawlinson Peter Terrabuio, Tadeu Jungle | Realização Academia De Filmes, Beenoculus, Maria Farinha Filmes
  • Fogo na Floresta
    Documentário de curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre o povo Waurá, uma etnia indígena de 560 pessoas que vive no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. O filme passeia pelo cotidiano da aldeia Piyulaga e revela que os índios mantêm sua cultura tradicional ao mesmo tempo em que incorporam hábitos e tecnologias dos “brancos”. O curta é um alerta para o fogo que, devido ao desmatamento no entorno do parque e o agravamento das mudanças climáticas, saiu do controle e ameaça as florestas e a vida no Xingu.
    Diretor Tadeu Jungle | Produtores André Villas Boas, Bruno Weis, Paulo Junqueira e Tadeu Jungle | Som Juke! | Aplicativo Beenoculus Produção Academia De Filmes | Realização Instituto Socioambiental (Isa), 2017, Brasil.
  • Ocupação Mauá
    Documentário de curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre a Ocupação Mauá em São Paulo. O filme nos leva a conhecer as pessoas e a visitar o local onde vivem, dentro de uma ocupação com 11 anos de existência. Pequenos espaços onde cabem uma casa toda, o manual de regras de convivência, as festas e o mutirão de limpeza, nos revelam o eficiente processo de autogestão que vigora na comunidade. O filme revela que o processo de ocupar em si, efetuado pelos movimentos dos sem-teto, se aproxima do método de desobediência civil empregado por Gandhi e Martin Luther King, Jr. Do mesmo diretor dos VRs Rio de Lama e Fogo na Floresta.
    Direção e Roteiro Tadeu Jungle | Produção Junglebee | Produtores Marcos Nisti, Rawlinson Terrabujo, Tadeu Jungle | Produtor Executivo Fernando Chiari | Produtor de Set Thais Gregorio
  • Lixo Bruto
    Sabe para onde vai o lixo que geramos? Ele não desaparece e não se desfaz naturalmente. Ele é nosso. Ele é seu. Não há dentro ou fora. Ele é de todos e está por todos os lados. Ele é 360o. Estima-se que são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia no Brasil. Em um ano, 263 bilhões. Isso corresponde a 1500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente. A proposta do documentário LIXO BRUTO em formato imersivo RV 360o é inserir o espectador como protagonista e responsável pelo processo de geração de resíduos e seu impacto sócio, econômico e ambiental. A proposta é conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a brutalidade deste futuro. O problema é de todos. A solução está em nós.
    Direção, Edição e Captação Jose Renato Bergo | Pesquisa Daniela Fazio e Clarisse Berretz | Produção Figura Filmes | Trilha Duberia

veja o video aqui: https://vimeo.com/349141139 

  Ver a cidade de "dentro" é uma experiência que todo flaneur e amante do devir deveria ...
No 3o. fim de Semana de Outubro, participei de um seminário chamado PRODUÇÃO DE VÍDEO EM SALA DE ...
por Jose Renato Bergo Como postou uma amiga minha no FB, "Quem não está confuso,não está bem ...
Introdução. Autores que escreveram sobre comunicação de massa (Imprensa, Rádio, Televisão e ...
LER e ESCREVER são duas das maiores dádivas que o ser humano pode ter. Uma outra é poder ANDAR de ...
  A 1a Mostra de Videos Bicicultura2016, ocorrida em maio deste ano dentro da programação ...
O projeto para televisão No Pedal ( veja aqui o piloto) idealizado por Jose Renato Bergo e uma ...
Curso de Realidade Virtual - Técnicas de Captação e Edição, com José Renato Bergo e Roberto ...
INTRODUÇÃO. Neste artigo, seguiremos a proposta dos autores William Sherman e Alan Craig no livro ...