Lançamento do Calendário “Como Nus Sentimos”

O lançamento aconteceu no dia 15/12 e fica até dia 25/01, no Fellows Refresh & Reload House – rua Harmonia, 354, Vila Madalena com uma exposição e as fotos poderão ser arrematadas.

Invisível, translúcido, diverso, exposto, Nus. “Como Nus Sentimos” é o Calendario do CicloBr para o ano de 2017.

O Projeto Como Nus Sentimos se apropria da nudez e do corpo e foi pensado para trazer conceitos não raros no debate acerca da mobilidade humana. Perfis sociais, Diversidade, Modernidade, Virtualidade e uma perene Invisibilidade de ciclistas e usuários de transporte ativo nas cidades foram ponto de partida para atualizar a proposta. O conceito estético de mapping e projeção de elementos gráficos da bicicultura nos corpos dos retratados nos pareceram aderentes à era contemporânea que vivemos hoje. O projeto é um manifesto artístico e conceitual, e uma oportunidade de levarmos a nossa discussão para além do advocacy e do ativismo da mobilidade

Queremos nos ver e que outros públicos nos vejam. 

A produção do material do Instituto CicloBR contou com mais de 18 modelos fotografados, entre voluntários e convidados dos mais diversos perfis que compõem o universo dos usuários do transporte ativo. São jovens, mulheres esportistas, homens cis, negros, brancos, uma idosa, um cicloativista LGBT, uma mulher grávida, uma cadeirante e uma família inteira. O calendário é impresso em um formato de “mapa”, pensado especialmente para quem pedala, por caber em um bolso. O projeto foi concebido e coordenado pelo cicloativista e produtor transmídia Jose Renato Bergo, com click da fotógrafa de nus Julieta Benoit e projeções feitas pelo videoartista EduZaL. As unidades dos calendários físicos serão vendidas a R$10,00 e o montante arrecadado será destinado à compra de bicicletas do modelo Tandem (pedaladas por duas pessoas) para o projeto do Instituto CicloBR que atende deficientes visuais.

“Conseguimos trazer fotos que dialogam com a invisibilidade dos ciclistas no meio urbano; o tema da mobilidade (virtual e física) e as diversidades social e de gênero de quem pedala. O desafio de levantar um time de profissionais e voluntários da cena ciclística para representar este conceito está estampado no resultado inovador do calendário.”, conclui Bergo.

TESTEIRA_DEFINITIVA

Ficha Técnica. 

Realização: Instituto CicloBr de Fomento para a Mobilidade Sustentável

Coordenação CicloBr: Kaciane Martins / Hamilton Takeda

Concepção e Produção Executiva: Jose Renato Bergo

Click: Julieta Benoit

Projeções Mapping: Edu ZaL

Divulgação: Du Dias

Modelos Voluntários: Ana Paula Tavares, Ana Paula Prado, Carla Moraes, Alex Gomes, Ocimara e Joaquim Gomes, Govinda LILAMRTA, Giuliana Pompeu, Gil Sotero, Luciana Trindade, Luh Pimenta, Samir Pereira, Wagner Carvalho e Luciano Paiva ( Dogs Selvagens), Vanessa Gusmão, Marina Shiroma e Renata Mesquita (Pelotão das Minas)

Agradecimentos: Gil Sotero, Ana Paula Prado, Poline Lys, Renata Mesquita, Kako Guirado (Condominio Cultural), Alex Minami, Cris Minami,

 

Introdução. Autores que escreveram sobre comunicação de massa (Imprensa, Rádio, Televisão e ...
  A 1a Mostra de Videos Bicicultura2016, ocorrida em maio deste ano dentro da programação ...
Há uma empresa bem interessante de cround-sourced headhunting em Silicon Valley/CA, a Top ...
Nossa Presidente ( porque "Presidenta" é sic) assinou a PLC 116. Bom, para entender o que abre de ...
por Jose Renato Bergo Como postou uma amiga minha no FB, "Quem não está confuso,não está bem ...
LER e ESCREVER são duas das maiores dádivas que o ser humano pode ter. Uma outra é poder ANDAR de ...
A primeira parte da frase acima é um parágrafo do livro cânone “Os Meios de Comunicação como ...
De acordo com o site E-commerce News, (leia a noticia na integra aqui) no Brazil temos hoje "pelo menos" ...
O Bicicultura, maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, acontece entre ...
Há um mês mais ou menos segue uma discussão aqui em Sampa sobre o caminho directivo e de curadoria ...