Lançamento do Calendário “Como Nus Sentimos”

O lançamento aconteceu no dia 15/12 e fica até dia 25/01, no Fellows Refresh & Reload House – rua Harmonia, 354, Vila Madalena com uma exposição e as fotos poderão ser arrematadas.

Invisível, translúcido, diverso, exposto, Nus. “Como Nus Sentimos” é o Calendario do CicloBr para o ano de 2017.

O Projeto Como Nus Sentimos se apropria da nudez e do corpo e foi pensado para trazer conceitos não raros no debate acerca da mobilidade humana. Perfis sociais, Diversidade, Modernidade, Virtualidade e uma perene Invisibilidade de ciclistas e usuários de transporte ativo nas cidades foram ponto de partida para atualizar a proposta. O conceito estético de mapping e projeção de elementos gráficos da bicicultura nos corpos dos retratados nos pareceram aderentes à era contemporânea que vivemos hoje. O projeto é um manifesto artístico e conceitual, e uma oportunidade de levarmos a nossa discussão para além do advocacy e do ativismo da mobilidade

Queremos nos ver e que outros públicos nos vejam. 

A produção do material do Instituto CicloBR contou com mais de 18 modelos fotografados, entre voluntários e convidados dos mais diversos perfis que compõem o universo dos usuários do transporte ativo. São jovens, mulheres esportistas, homens cis, negros, brancos, uma idosa, um cicloativista LGBT, uma mulher grávida, uma cadeirante e uma família inteira. O calendário é impresso em um formato de “mapa”, pensado especialmente para quem pedala, por caber em um bolso. O projeto foi concebido e coordenado pelo cicloativista e produtor transmídia Jose Renato Bergo, com click da fotógrafa de nus Julieta Benoit e projeções feitas pelo videoartista EduZaL. As unidades dos calendários físicos serão vendidas a R$10,00 e o montante arrecadado será destinado à compra de bicicletas do modelo Tandem (pedaladas por duas pessoas) para o projeto do Instituto CicloBR que atende deficientes visuais.

“Conseguimos trazer fotos que dialogam com a invisibilidade dos ciclistas no meio urbano; o tema da mobilidade (virtual e física) e as diversidades social e de gênero de quem pedala. O desafio de levantar um time de profissionais e voluntários da cena ciclística para representar este conceito está estampado no resultado inovador do calendário.”, conclui Bergo.

TESTEIRA_DEFINITIVA

Ficha Técnica. 

Realização: Instituto CicloBr de Fomento para a Mobilidade Sustentável

Coordenação CicloBr: Kaciane Martins / Hamilton Takeda

Concepção e Produção Executiva: Jose Renato Bergo

Click: Julieta Benoit

Projeções Mapping: Edu ZaL

Divulgação: Du Dias

Modelos Voluntários: Ana Paula Tavares, Ana Paula Prado, Carla Moraes, Alex Gomes, Ocimara e Joaquim Gomes, Govinda LILAMRTA, Giuliana Pompeu, Gil Sotero, Luciana Trindade, Luh Pimenta, Samir Pereira, Wagner Carvalho e Luciano Paiva ( Dogs Selvagens), Vanessa Gusmão, Marina Shiroma e Renata Mesquita (Pelotão das Minas)

Agradecimentos: Gil Sotero, Ana Paula Prado, Poline Lys, Renata Mesquita, Kako Guirado (Condominio Cultural), Alex Minami, Cris Minami,

 

LER e ESCREVER são duas das maiores dádivas que o ser humano pode ter. Uma outra é poder ANDAR de ...
Neste finde Semana inicio mais um ciclo na documentação do Festival de Inverno Serrinha em Bragança ...
Nossa Presidente ( porque "Presidenta" é sic) assinou a PLC 116. Bom, para entender o que abre de ...
Há um mês mais ou menos segue uma discussão aqui em Sampa sobre o caminho directivo e de curadoria ...
O Bicicultura, maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, acontece entre ...
Há uma empresa bem interessante de cround-sourced headhunting em Silicon Valley/CA, a Top ...
  A 1a Mostra de Videos Bicicultura2016, ocorrida em maio deste ano dentro da programação ...
por Jose Renato Bergo Como postou uma amiga minha no FB, "Quem não está confuso,não está bem ...
No 3o. fim de Semana de Outubro, participei de um seminário chamado PRODUÇÃO DE VÍDEO EM SALA DE ...
Rio Content Market Na última semana, entre 20 e 22 de fevereiro, aconteceu no Rio de janeiro, o ...