Itinerância da Bici!

bicicultura-150-px

 

A 1a Mostra de Videos Bicicultura2016, ocorrida em maio deste ano dentro da programação do maior evento nacional sobre bicicletas, o Bicicultura2016, inaugurou um espaço do audiovisual para as bicis na telona.

Se nas telinhas (web e devices), ciclorealizadores dedicam-se a exibir de modo espontâneo e “sem compromisso” o que lhes passam nos “rolês”; Nas telonas, mesmo limitada pelo alcance para poucas pessoas em comparação com a web; podemos dizer que a sala de exibição nos faz perceber a dimensão de um imaginário possível para a bici. Sair dali com vontade em girar o mundo pedalando e expressando esta sensação não é estranha.

Algumas exibições como o “CineCicletada” em Sampa (4 anos) , o “Ciclocine” no Rio (13 exibições nos últimos três anos), ou ainda o “Ciclecine 2015″ de Curitiba, reforçados pelas recentes exibições Brasil afora do documentário Bike vs Cars, de Fredrik Gertten, (com protagonistas brasileiras); lançado aqui em maio de 2015 e mundialmente no #4FMB-2014 da Colômbia; e pelo 1o programa em Tv aberta nos últimos anos somente sobre o universo da bici,  “Vamos Pedalar” exibido na TV Cultura (Sao Paulo), nos faz pensar como uma obra audiovisual na telona ou tv propõe outra dimensão do que somos e queremos como agentes da transformação, e de como poderemos ampliar nosso trabalho, feito inicialmente para 2as telas (celulares e desktops).

Aqui entra a importância de um sprint para ampliar o tema da bici dentro de uma identidade estética, conceitual e nacional, e que não seja vista/proposta apenas como elemento secundário em filmes ou propagandas (banco, imóveis e paradoxalmente de carros). Queremos que a bici seja protagonista como já é para muitas pessoas que optaram por este modo de transporte sustentável.

Vídeos são diferentes de Filmes, não somente pela questão formal técnica, mas pela narrativa e pelos cuidados que devemos ter com a linguagem.  A 1a Mostra de Video Bicicultura teve carinho em selecionar os videos para a exibição, já que queríamos genuinamente criar um panorama e um levantamento estético de e qualidade técnica e narrativa.
Vídeos líricos e lúdicos como “Bicicleta” de Breno Soares e “Bicíclico” de Igor Amin/Bruna Carvalho, estavam juntos a vídeos formais de perfis como “Ravelli” de Ednei Sulzbach/Bike Tv e “Drop Doc” de Luciano Kurt Asam mostrando esta diversidade.
Estes vídeos, bem como os outros trabalhos criaram em nós uma sensação de riqueza narrativa e também que já há crescimento evidente em termos de qualidade técnica.

A 1a Mostra de Videos Bicicultura, será agora itinerante de modo colaborativo e voluntário. Autogerida localmente indo às cidades que se mobilizarem a fazer a discussão. O objetivo é criar estimulo para realizadores ciclistas locais, que vendo o que vem sendo feito, alinhe suas expectativas para mais, num um circulo virtuoso onde outras pessoas observem o nosso jeito de pedalar e queiram sair por aí num rolê.  Digo, com certo prazer de co-organizador, que o projeto se pretende perene para atingir uma rede nacional como o próprio movimento cicloativista via UCB ( União de Ciclistas do Brasil) deseja. Deve ser “Perene” para que se fortaleça e marque agenda para os próximos Biciculturas. “Nacional” para que gire o país criando uma rede continua durante o período que antecede o evento anualmente e para alinhar questões em escala local/regional/nacional.

A Saber: A 1a Mostra de Videos Bicicultura2016 por articulações positivas com parceiros como a Isapa; pôde oferecer aos 4 vencedores, prêmios significativos (dinheiro e bicicletas Oggi) estimulando a participação de realizadores de todo o Brasil e devolvendo o investimento que fizeram de forma independente para que possam vir a fazer mais e melhor. Originalmente foram 25 vídeos selecionados dentre 59 inscritos, sendo o descrito abaixo por estado (UF):
SP – 9;
MG – 8;
BA – 2; CE – 2
PR – 1; ES – 1; AM – 1; PA – 1 ; RJ – 1
Tivemos 4 vencedores premiados, sendo 3 por voto do Juri (por UF: MG/PA*, MG, CE) e 1 (sp) por voto popular.
Tivemos 4 categorias ( Cicloativismo, Cultura Bici, Documentários e Horizontes) cada uma trazendo um aspecto de curadoria.
O Juri foi composto por 5 profissionais de Audiovisual e que tb ciclistas ou andam de bici ( Jose Renato Bergo, Renata Falzoni, Fabio Mendonça, Tomaz Cavalieri e Edgard Galvão)

Outros:
Tivemos 220 espectadores no Espaço Itaú de Cinema em São Paulo ( 170 lugares) com 2 sessões de 1h20 em uma única data.
Tivemos que organizar um estacionamento de Bicicletas na rua, porque o Espaço Itau não tinha como oferecer.
Os Videos da 1a Mostra de Videos Bicicultura2016 estão no website Bicicultura para visualização ( http://bicicultura.org.br/galerias )

É isto!
Contribua! Rode!

Atualização em 19/10/2016. A Mostra Itinerante já aconteceu em Belo Horizonte ( ago/16) e em São Paulo ( set/16).

Por quê fazer um Piloto. Pulando do foco político-econômico para o foco criativo-produtivo, minha ...
De acordo com o site E-commerce News, (leia a noticia na integra aqui) no Brazil temos hoje "pelo menos" ...
No 3o. fim de Semana de Outubro, participei de um seminário chamado PRODUÇÃO DE VÍDEO EM SALA DE ...
LER e ESCREVER são duas das maiores dádivas que o ser humano pode ter. Uma outra é poder ANDAR de ...
O lançamento aconteceu no dia 15/12 e fica até dia 25/01, no Fellows Refresh & Reload House - rua ...
O projeto para televisão No Pedal ( veja aqui o piloto) idealizado por Jose Renato Bergo e uma ...
Há um mês mais ou menos segue uma discussão aqui em Sampa sobre o caminho directivo e de curadoria ...
O Bicicultura, maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, acontece entre ...
Neste finde Semana inicio mais um ciclo na documentação do Festival de Inverno Serrinha em Bragança ...