Itinerância da Bici!

bicicultura-150-px

 

A 1a Mostra de Videos Bicicultura2016, ocorrida em maio deste ano dentro da programação do maior evento nacional sobre bicicletas, o Bicicultura2016, inaugurou um espaço do audiovisual para as bicis na telona.

Se nas telinhas (web e devices), ciclorealizadores dedicam-se a exibir de modo espontâneo e “sem compromisso” o que lhes passam nos “rolês”; Nas telonas, mesmo limitada pelo alcance para poucas pessoas em comparação com a web; podemos dizer que a sala de exibição nos faz perceber a dimensão de um imaginário possível para a bici. Sair dali com vontade em girar o mundo pedalando e expressando esta sensação não é estranha.

Algumas exibições como o “CineCicletada” em Sampa (4 anos) , o “Ciclocine” no Rio (13 exibições nos últimos três anos), ou ainda o “Ciclecine 2015″ de Curitiba, reforçados pelas recentes exibições Brasil afora do documentário Bike vs Cars, de Fredrik Gertten, (com protagonistas brasileiras); lançado aqui em maio de 2015 e mundialmente no #4FMB-2014 da Colômbia; e pelo 1o programa em Tv aberta nos últimos anos somente sobre o universo da bici,  “Vamos Pedalar” exibido na TV Cultura (Sao Paulo), nos faz pensar como uma obra audiovisual na telona ou tv propõe outra dimensão do que somos e queremos como agentes da transformação, e de como poderemos ampliar nosso trabalho, feito inicialmente para 2as telas (celulares e desktops).

Aqui entra a importância de um sprint para ampliar o tema da bici dentro de uma identidade estética, conceitual e nacional, e que não seja vista/proposta apenas como elemento secundário em filmes ou propagandas (banco, imóveis e paradoxalmente de carros). Queremos que a bici seja protagonista como já é para muitas pessoas que optaram por este modo de transporte sustentável.

Vídeos são diferentes de Filmes, não somente pela questão formal técnica, mas pela narrativa e pelos cuidados que devemos ter com a linguagem.  A 1a Mostra de Video Bicicultura teve carinho em selecionar os videos para a exibição, já que queríamos genuinamente criar um panorama e um levantamento estético de e qualidade técnica e narrativa.
Vídeos líricos e lúdicos como “Bicicleta” de Breno Soares e “Bicíclico” de Igor Amin/Bruna Carvalho, estavam juntos a vídeos formais de perfis como “Ravelli” de Ednei Sulzbach/Bike Tv e “Drop Doc” de Luciano Kurt Asam mostrando esta diversidade.
Estes vídeos, bem como os outros trabalhos criaram em nós uma sensação de riqueza narrativa e também que já há crescimento evidente em termos de qualidade técnica.

A 1a Mostra de Videos Bicicultura, será agora itinerante de modo colaborativo e voluntário. Autogerida localmente indo às cidades que se mobilizarem a fazer a discussão. O objetivo é criar estimulo para realizadores ciclistas locais, que vendo o que vem sendo feito, alinhe suas expectativas para mais, num um circulo virtuoso onde outras pessoas observem o nosso jeito de pedalar e queiram sair por aí num rolê.  Digo, com certo prazer de co-organizador, que o projeto se pretende perene para atingir uma rede nacional como o próprio movimento cicloativista via UCB ( União de Ciclistas do Brasil) deseja. Deve ser “Perene” para que se fortaleça e marque agenda para os próximos Biciculturas. “Nacional” para que gire o país criando uma rede continua durante o período que antecede o evento anualmente e para alinhar questões em escala local/regional/nacional.

A Saber: A 1a Mostra de Videos Bicicultura2016 por articulações positivas com parceiros como a Isapa; pôde oferecer aos 4 vencedores, prêmios significativos (dinheiro e bicicletas Oggi) estimulando a participação de realizadores de todo o Brasil e devolvendo o investimento que fizeram de forma independente para que possam vir a fazer mais e melhor. Originalmente foram 25 vídeos selecionados dentre 59 inscritos, sendo o descrito abaixo por estado (UF):
SP – 9;
MG – 8;
BA – 2; CE – 2
PR – 1; ES – 1; AM – 1; PA – 1 ; RJ – 1
Tivemos 4 vencedores premiados, sendo 3 por voto do Juri (por UF: MG/PA*, MG, CE) e 1 (sp) por voto popular.
Tivemos 4 categorias ( Cicloativismo, Cultura Bici, Documentários e Horizontes) cada uma trazendo um aspecto de curadoria.
O Juri foi composto por 5 profissionais de Audiovisual e que tb ciclistas ou andam de bici ( Jose Renato Bergo, Renata Falzoni, Fabio Mendonça, Tomaz Cavalieri e Edgard Galvão)

Outros:
Tivemos 220 espectadores no Espaço Itaú de Cinema em São Paulo ( 170 lugares) com 2 sessões de 1h20 em uma única data.
Tivemos que organizar um estacionamento de Bicicletas na rua, porque o Espaço Itau não tinha como oferecer.
Os Videos da 1a Mostra de Videos Bicicultura2016 estão no website Bicicultura para visualização ( http://bicicultura.org.br/galerias )

É isto!
Contribua! Rode!

Atualização em 19/10/2016. A Mostra Itinerante já aconteceu em Belo Horizonte ( ago/16) e em São Paulo ( set/16).

Nossa Presidente ( porque "Presidenta" é sic) assinou a PLC 116. Bom, para entender o que abre de ...
LER e ESCREVER são duas das maiores dádivas que o ser humano pode ter. Uma outra é poder ANDAR de ...
A primeira parte da frase acima é um parágrafo do livro cânone “Os Meios de Comunicação como ...
Introdução. Autores que escreveram sobre comunicação de massa (Imprensa, Rádio, Televisão e ...
Rio Content Market Na última semana, entre 20 e 22 de fevereiro, aconteceu no Rio de janeiro, o ...
De acordo com o site E-commerce News, (leia a noticia na integra aqui) no Brazil temos hoje "pelo menos" ...
Se um dos jargões mais usadas nas brincadeiras fonogestuais de "brôs" e peladeiros na década passada ...
O Bicicultura, maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, acontece entre ...
O lançamento aconteceu no dia 15/12 e fica até dia 25/01, no Fellows Refresh & Reload House - rua ...
Há uma empresa bem interessante de cround-sourced headhunting em Silicon Valley/CA, a Top ...