Curso de Realidade Virtual – Técnicas de Captação e Edição,
com José Renato Bergo e Roberto Sidoli
> Aprenda sobre a realidade virtual e suas técnicas de captação e edição 360 em 2D e 3D utilizando a câmara estereoscópica Detu-Max e com o software de edição e finalização Mistika.
O século XX foi o século das construções e das representações narrativas audiovisuais pautadas em formatos horizontais de captura e exibição (Cinema e Televisão). Atualmente, no século XXI, vivenciamos a era da convergência digital e os formatos para narrativas audiovisuais se multiplicam. Um dos mais atraentes, dada a sua característica imersiva, é o muldirecional 360°VR.
O Curso TÉCNICAS DE CAPTAÇÃO 360° VR – 2D/3D propõe em sua estrutura teórica uma breve história da realidade virtual desde o entendimento da imagem manual anamórfica já aplicada no Renascimento e sua a reaplicação digital na era computacional a partir dos anos 70; a relação ótica-digital entre ângulos, paralaxes e com campo de visão humano, bem como as possibilidades e formatos de visualização.
Já em sua proposta de estrutura prática veremos técnicas e características marcantes da captação estereoscópica e/ou monoscópica 360° VR e as diferenças para a captação de imagem tradicional plana (4:3 – 16:9), bem como o entendimento prático para a captação de áudio Ambisônico e sua edição panorâmica.
Teremos ainda a visão geral dos softwares de Stitching (costura) como Autopano, Kandao Studio, e StereoStitch e o Mistika VR (nossa escolha), além do workflow de um processo de edição e finalização, renderização e postagem na web além da utilização de tipos de HMD (Helmet Mounted Display) ou Óculos de Visualização como GO (Facebook), PICO (chinês) e Cardboard (Google).